Doctor Who – Especial de Natal 2017
Publicado em 29/12/2017
O simples fato de uma série de televisão ter seu episódio inédito de natal exibido nos cinemas é algo fantástico, e esta mesma palavra pode ser usada para descrever este especial que marca o fim de uma era para a série, são muitas despedidas e muitas lágrimas. Steven Moffat, que escreveu muitos episódios e a partir da quinta temporada, em 2009, se tornou roteirista chefe e produtor executivo de Doctor Who, é um dos que nos deixam neste especial. O hilário amigo do Doutor, Nardole, interpretado pelo ator Matt Lucas e a “companion” Bill Potts, interpretada pela atriz Pearl Mackie, também se despedem com o fim deste arco.
Bill ficou apenas uma temporada na série, mas com certeza deve ter ajudado a quebrar alguns tabus, Nardole também ficou somente uma temporada, mas teve sua estreia antes, no episódio “The Husbands of River Song” especial de natal de 2015, e no especial de natal de 2016, o episódio “The Return of Doctor Mysterio”.
“Twice Upon a Time”, começa a partir de onde o último episódio parou, com o Doutor lutando contra a regeneração e se encontrando com o primeiro Doutor originalmente interpretado por William Hartnell e aqui, interpretado por David Bradley, o qual também não quer se regenerar. O episódio mistura eventos emocionantes ocorridos na primeira guerra mundial com futuros longínquos, traz também inimigos clássicos de uma forma um pouco diferente da qual estamos acostumados e novos “inimigos”, temos algumas mesclas de cenas da série clássica e referências a personagens da mesma.
Dois Doutores, questionando o porquê de se regenerar, o porquê de seguir em frente e que tudo deve ter um fim, até que com a ajuda dos amigos percebem que o universo ainda precisa ser salvo. Um especial que certamente deixou fãs emocionados com cenas tristes, alegres e cômicas, por fim, temos a tão aclamada e polêmica regeneração, em que o Doutor, aqui, interpretado por Peter Capaldi, para de lutar e se despede dando início a uma nova era. Temos uma pequena cena final com a nova regeneração, agora interpretada pela atriz Jodie Whittaker, a primeira regeneração feminina do Senhor do Tempo, em que a mesma é arremessada para fora da TARDIS em meio a muitas explosões devido à energia dispersada na regeneração.
E agora? O que esperar desta nova era que se inicia? São muitas expectativas, mas que serão saciadas apenas com o retorno da série na décima primeira temporada que começa em 2018, até lá são só especulações, mas tenho certeza de que Jodie fará um ótimo trabalho e calará a boca de muitos “haters”.
O especial de natal de Doctor Who nos cinemas é precedido pelo documentário “End of an Era” e sucedido pelo making of “Doctor Who Extra”. Então, se você tiver a oportunidade de assistir no cinema, vá! É fantástico.